O Dual de um Ideal de Operadores e Ideais de Operadores Simétricos entre Espaços de Banach

23/02/2012

ideal de operadores, espaço de Banach, ideal simétrico, dual de um ideal de operadores.

O principal objetivo desta dissertação é estudar o dual de um ideal de operadores (no sentido de Pietsch [22]) entre espaços de Banach. Iniciamos o estudo estudando propriedades gerais e exemplos básicos de ideais de operadores entre espaços de Banach. Em seguida introduzimos e exploramos o dual de um ideal de operadores. Posteriormente, estudam-se os ideais de operadores injetivos e/ou sobrejetivos, ideais de composição e suas relações com o conceito do ideal dual. Por fim são estudados os ideais simétricos de operadores lineares entre espaços de Banach. Nesse estudo apresentamos exemplos de ideais que são simultaneamente simétricos e anti-simétricos (completamente simétricos), de ideais que não são nem simétricos nem anti-simétricos, de ideais que são simétricos e não são anti-simétricos e de ideais que são anti-simétricos e não são siméricos.

Prof. Dr. Geraldo Márcio de Azevedo Botelho

Prof. Dr. Geraldo Márcio de Azevedo Botelho - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Profª. Drª. Mary Lilian Lourenço - USP - Universidade de São Paulo Profª. Drª. Sônia Sarita Berrios Yana - UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Giselle Moraes Resende Pereira