Reticulados em Toros Euclidianos n-Dimensionais e em g-Toros Planos Hiperbólicos

02/08/2011

reticulados, toros, grupos fuchsianos, geometria hiperbólica, isometrias

Neste trabalho estudamos reticulados em espaços quocientes. Os espaços quocientes considerados foram: (1) toros euclidianos n-dimensionais, obtidos pelo quociente de Rn por grupos discretos de isometrias gerados por translações linearmente independentes e (2) g-toros planos hiperbólicos (g ¸ 2) ; obtidos pelo quociente do plano hiperbólico por grupos fuchsianos. No caso euclidiano, os reticulados considerados foram provenientes de Z²; enquanto que no caso hiperbólico os reticulados estudados foram os geometricamente uniformes e os cíclicos.

Prof. Dr. Edson Agustini

Prof. Dr. Edson Agustini - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Edson Donizete de Carvalho - UNESP - Universidade Estaduial Paulista - Campus de Ilha Solteira Prof. Dr. Antônio Carlos Nogueira - UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Lilyane Gonzaga Figueiredo