Desvendando a Lógica Fuzzy

06/05/2011

(conjuntos Fuzzy, Inferência de Mamdani, Inferência de Takagi-Sugeno)

O principal objetivo desta dissertação é o de construir um algoritmo que execute os procedimentos referentes ao Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF). Para este fim, primeiramente, será estudada a teoria dos conjuntos fuzzy juntamente com as de nições de cada componente do SBRF. Depois, serão exibidos os códigos computacionais que permitirão compreender, passo-a-passo, a técnica de resolução de vários problemas que utilizam esta poderosa ferramenta. Tal ferramenta é bastante difundida no software MATLAB; o nosso intuito é torná-la mais acessível, através da apresentação de códigos computacionais que foram desenvolvidos em uma linguagem computacional que não está vinculada à um específico pacote computacional. A programação das rotinas que compõem o algoritmo podem ser feitas, por exemplo, no Octave, que é um software livre similar ao MATLAB. Uma vantagem do algoritmo proposto, em relação aos códigos elaborados no MATLAB, diz respeito à facilidade de se fazer ajustes dinâmicos nos parâmetros do SBRF e de se integrar as rotinas que foram desenvolvidas a qualquer código computacional, escrito em uma dada linguagem de programação, especi ficamente desenvolvido para simular a solução de um problema modelado com a teoria dos conjuntos fuzzy, sem a necessidade de se fazer adaptações que permitiriam o acesso ao ferramental fuzzy (Fuzzy Logic toolbox) do MATLAB.

Prof. Dr. César Guilherme de Almeida

Prof. Dr. César Guilherme de Almeida - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Laécio Carvalho de Barros - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Profª. Drª. Márcia Aparecida Fernandes - UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Flávio Fernandes Barbosa Silva