Sistema p-Fuzzy Aplicado às Equações Diferenciais Parciais

23/08/2011

Teoria dos Conjuntos Fuzzy, ANFIS, Equações Diferenciais Parciais, Sistemas Parcialmente Fuzzy.

Descrever matematicamente os fenômenos naturais para fazer previsões e tomar decisões é um dos grandes desafios da matemática. Vários fenômenos podem ser descritos através de equações diferenciais parciais, entretanto muitos desses fenômenos apresentam variáveis linguísticas, isto é, informações vagas e imprecisas. Essa característica dificulta a modelagem do fenômeno através das equações diferenciais, já que estas dependem da precisão dos parâmetros utilizados. A proposta deste trabalho é demonstrar a viabilidade e aplicabilidade dos sistemas parcialmente fuzzy (p-fuzzy) na modelagem de fenômenos descritos por equações diferenciais parciais. Os sistemas p-fuzzy foram obtidos utilizando a função ANFIS do Matlab, que a partir de um conjunto de dados identifica as funções de pertinência e os parâmetros do sistema baseado em regras fuzzy. Analisando os resultados alcançados concluímos que a utilização dos sistemas pfuzzy é uma ferramenta útil para a modelagem de fenômenos particulares que envolvem taxas de variações parciais, inclusive com evolução no tempo.

Prof(a). Dr(a). Rosana Sueli da Motta Jafelice.

Prof(a). Dr(a). Rosana Sueli da Motta Jafelice - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Fernando Antônio Campos Gomide - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Profª. Drª. Ana Maria Amarillo Bertone - UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Daniela Portes Leal Ferreira