Geometria de Superfícies em R3 do Ponto de Vista de Contato

26/01/2010

geometria genérica, contato, singularidades, esferas, círculos.

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o contato de superfícies imersas no R3 com algumas subvariedades, a saber, esferas e círculos. Para este estudo são necessários alguns pré-requisitos da teoria de singularidades. Para medir o contato entre as superfícies e estas subvariedades, utiliza-se uma variação da função distância ao quadrado. O tipo de contato depende do tipo de singularidade da aplicação de contato que é, a menos de uma constante, igual a função distância ao quadrado.

Prof. Dr. Antônio Carlos Nogueira

Prof. Dr. Antônio Carlos Nogueira - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Rosivaldo Antônio Gonçalves - UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros Prof. Dr. Edson Agustini - UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Carolina Fernandes Molina Sanches