Linearização de Aplicações Multilineares Contínuas entre Espaços de Banach e Multi-ideais de Composição

23/02/2010

produto tensorial, norma projetiva, aplicações multilineares contínuas, ideais de operadores e multi-ideais de composição.

O primeiro objetivo desta dissertação é construir o produto tensorial de um número fi nito de espaços vetoriais a partir dos tensores elementares e mostrar que é através desse espaço que aplicações multilineares podem ser linearizadas. Em seguida são estudadas as aplicações multilineares contínuas entre espaços de Banach. A norma projetiva é introduzida no produto tensorial para realizar a linearização das aplicações multilineares contínuas. No último capítulo os ideais de operadores lineares são estudados e generalizados para o contexto de ideais de aplicações multilineares. A conexão da teoria de multi-ideais com o produto tensorial projetivo é feita através dos multi-ideais de composição.

Prof. Dr. Geraldo Márcio de Azevedo Botelho

Prof. Dr. Vinícus Vieira Fávaro - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Geraldo Márcio de Azevedo Botelho - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Daniel Marinho Pellegrino - UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Alessandra Ribeiro da Silva