Um Estudo sobre a Minimização de Funcionais de Expoente Variável Aplicados à restauração de Imagens Digitais

06/03/2009

Reustaração de imagens, expoente variável, espaços BV (Ω), espaços Lp (Ω), espaços Wk,p(Ω), equação de Euler-Lagrange e condições de contorno de Dirichlet.

Estuda-se neste trabalho um funcional com expoente variável, ou seja, com 1 ≤ p(x) ≤ 2, o qual a fornece um modelo para a restauração de imagens digitais, mais precisamente para a remoção de ruídos. A difusão resultante do modelo proposto ́ uma combinação da Variação Total com a difusão isotrópica. A existência, unicidade e o comportamento quando t → ∞ da solução do modelo analisado serão também apresentadas. Resultados experimentais serão apresentados com o intuito de ilustrar a a e a eficiência do modelo a ser utlizado para a remção de ruído.

Profª. Drª. Celia A. Zorzo Barcelos

Profª. Drª. Celia A. Zorzo Barcelos - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Olimpio Hiroshi Miyagaki - UFV - Universidade Federal de Viçosa Prof. Dr. Antônio Carlos Nogueira - UFU - Universidade Federal de Uberlândia Prof. Dr. Paulo César Carrião - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Daniel Hilário da Silva