Histórico

  • Breve histórico da Universidade Federal de Uberlândia:

A Universidade Federal de Uberlândia - UFU - teve origem na associação de diversas instituições isoladas de ensino superior instaladas em Uberlândia, tais como a Faculdade Federal de Engenharia, a Escola de Medicina e Cirurgia, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, dentre outras. A criação da universidade a partir dessas escolas isoladas se deu em 1969, e em 24/05/1978 ocorreu sua federalização, passando assim a se chamar Universidade Federal de Uberlândia.

 

  • Breve histórico da Faculdade de Matemática:

Em 1976 os professores das áreas de Matemática, Estatística e Física passaram a constituir o Departamento de Ciências Exatas. Em setembro de 1981 este departamento foi dividido em Departamento de Ciências Físicas e Departamento de Matemática, permanecendo neste último os professores de Matemática, Estatística e Computação. Com a criação do Departamento de Informática, em dezembro de 1988, o Departamento de Matemática - DEMAT - passou a contar exclusivamente com os professores das áreas de Matemática e Estatística. Com a entrada em vigor do novo estatuto da universidade, em 05/01/2000 foi criada a Faculdade de Matemática - FAMAT - que desde então é responsável pelo desenvolvimento de todas as atividades acadêmicas nas áreas de matemática e estatística.

 

  • A Faculdade de Matemática hoje:

A Faculdade de Matemática conta atualmente com 57 doutores, 18 mestres e 2 especialistas e é responsável pelo oferecimento de um consolidado, e bem avaliado, curso de graduação em Matemática (Licenciatura implantada em 1968 e Bacharelado implantado em 1992), de um Bacharelado em Estatística (implantado em 2010) e de um curso Mestrado em Matemática (implantado em 2007), além de cursos regulares de Especialização em Matemática, sendo que o décimo curso tem previsão de início para o primeiro semestre de 2010. Além disso, a FAMAT oferece disciplinas para dezenas de cursos de graduação e alguns programas de pós-graduação stricto sensu da UFU.

 

  • O Programa de Pós-Graduação em Matemática: 

Desde março de 2007 a FAMAT oferece o curso de Mestrado em Matemática, dentro de um Programa de Pós-graduação em Matemática reconhecido pela CAPES em julho de 2006 (programa número 32006012023P2). Esse Programa é a continuação natural da evolução da Faculdade de Matemática, que se iniciou com a capacitação de seus professores e se completou com a formação de um corpo estável de pesquisadores, cujo volume de produção apresenta um crescimento permanente. O corpo docente do Programa é composto atualmente por 12 professores doutores, que trabalham em áreas de Matemática pura e aplicada.